
LETRINHAS: FERRAMENTA DE INCLUSÃO DIGITAL PARA CRIANÇAS AUTISTAS
2017; Volume: 14; Linguagem: Português
10.5748/9788599693131-14contecsi/ps-4584
ISSN2448-1041
AutoresGylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida, Matheus Santos Pena, Will Ribamar Mendes Almeida, Yonara Costa Magalhães,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA indústria de jogos atualmente é carente de ferramentas que auxiliem na educação de crianças autistas. Neste contexto, pretende-se desenvolver um jogo educativo, com finalidades pedagógicas, denominado de Letrinhas, disponível na plataforma Android. O software desenvolvido possui mecânicas que estimulam o desenvolvimento cognitivo de crianças com a síndrome utilizando dois métodos já utilizados por especialistas da área: método TEACCH e método PECS. O primeiro modo de jogo é o "Letrinhas" como o intuito de estimular a linguagem Ampliando o repertório de palavras e o segundo é o "Cartas" com o objetivo de estimular o raciocínio lógico a partir da associação entre objeto e ambientes. Para desenvolvimento da modelagem inicialmente ocorreu um levantamento de dados, uma análise e modelagem dos requisitos sendo desenvolvido um diagrama de Casos de Uso, utilizando UML, e finalmente a partiu-se para a etapa de prototipação das telas do game utilizando o Unity 3D.
Referência(s)