A produção musical cristã contemporânea e a música ritual cristã pós-conciliar: história, questões e desafios
2013; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Inglês
10.46525/ret.v28i2.157
ISSN2525-846X
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoResumo : Este artigo abre um debate sobre a questao da pratica musical nas assembleias liturgicas buscando compreender a musica na Igreja em relacao a producao musical. Olhando o horizonte historico, busca-se elencar os motivos que desencadearam as mudancas significativas da vivencia musical contemporânea. Passando pelo discurso filosofico, fundamenta-se na industria cultural um fenomeno geral que atingiu a pratica musical universal. Posteriormente apresenta-se o pensamento conciliar e o ensinamento da Igreja, sobre a musica como elemento unificador da assembleia. Conclui-se com a urgente necessidade de fomentar iniciativas de cunho formativo, pastoral ou academico, para suprir as lacunas musicais e liturgicas da vivencia crista, para que a musica ritual seja sempre um canto novo, nao como uma novidade passageira e descartavel, mas seja emanacao de nosso proprio ser. Palavras chave: Producao musical; Musica Ritual Crista; Industria Cultural; Formacao. Abstract: This article opens a debate on the question of musical practice in liturgical assemblies, seeking to understand music in the Church in relation to music production. Looking at the historical horizon, we try to list the reasons that triggered significant changes in contemporary musical experience. Passing by the philosophical discourse, it envisages the cultural industry as large as a general phenomenon that influenced musical practice universal. Later it shows the Conciliar thought and Church teaching on ritual music as the assembly unifying element. It concludes with the urgent need to promote initiatives aiming at formation, pastoral or academic, to address the shortcomings of musical and liturgical Christian living, so that the ritual music be always a new song, not as a fad and disposable novelty, but as emanation of our own being. Keywords: Music Production; Christian Ritual Music; Cultural Industry; Training.
Referência(s)