
Interfaces entre práticas de linguagem e políticas linguísticas: diglossia, crioulidade e ensino de línguas crioulas nas Antilhas francesas
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 22; Issue: 42 Linguagem: Português
10.22409/gragoata.v22i42.33471
ISSN2358-4114
Autores Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoNeste artigo buscamos analisar os contextos pedagógicos de ensino/aprendizagem das línguas crioulas nos departamentos ultramarinos franceses de Martinica e Guadalupe. Nossas análises se organizam em três eixos que articulam línguas, ensino e culturas literárias. De início, examinamos as diretrizes pedagógicas da Educação nacional francesa para compreender as políticas públicas de ensino das línguas crioulas nas ilhas caribenhas a partir da departamentalização (1946). Em seguida, privilegiamos a importância das línguas crioulas na formação identitária dos povos insulares e na plenitude de suas cidadanias. Por fim, pretendemos observar como a literatura se tornou espaço de tomada de consciência e de questionamento dos rumos identitários, sociais, políticos e culturais na pós-colonização. Neste contexto, muitos escritores caribenhos acolhem em suas produções o ambiente escolar e suas facetas. Trata-se de denunciar escolas dissociadas da realidade crioula e reivindicar um espaço escolar capaz de privilegiar as artes de dizer e viver da crioulidade.--- DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a867
Referência(s)