Física Moderna e Contemporânea nos cursos de Licenciatura Em Física: Uma análise das marcas da racionalidade técnica
2016; Volume: 10; Issue: 4 Linguagem: Português
ISSN
1870-9095
AutoresRodrigo Santos Aquino de Araújo, Letícia Zago,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEnglishThe literature review on the topic Modern and Contemporary Physics in high suggests that the insertion of modern physics in high school has faced some obstacles. Among them is the initial formation of physics teachers. The formation exceedingly based on the technical rationality assumptions is considered an important issue to be overcome so that new teachers can promote curricular innovations and discuss with their students the Physics developed from the beginning of the 20th century. In this article, we study the curricula of four degree courses in Physics of state universities of Sao Paulo, analyzing in more details the programs of obligatory chairs containing topics of modern physics. The analysis revealed some traces of technical rationality that can compromise the development of the autonomy of the licentiate and the promotion of curricular innovation by themselves portuguesA revisao bibliografica sobre o tema “Fisica Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Medio” sugere que a insercao da Fisica moderna no Ensino Medio tem esbarrado, entre outros obstaculos, na formacao inicial dos professores de Fisica. A formacao excessivamente baseada nos pressupostos da racionalidade tecnica e apontada como fator importante a ser superado para que os novos professores possam promover inovacoes curriculares e discutir com seus alunos a Fisica praticada a partir do inicio do sec. XX. Neste artigo, estudamos as grades curriculares de quatro cursos de licenciatura em Fisica de universidades estaduais do estado de Sao Paulo, analisando mais detalhadamente as ementas das disciplinas obrigatorias contendo topicos de Fisica moderna. A analise revelou algumas marcas da racionalidade tecnica que podem comprometer o desenvolvimento da autonomia dos licenciandos e a promocao de uma inovacao curricular por parte dos mesmos.
Referência(s)