Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadoras
2017; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17575/rpsicol.v31i1.1157
ISSN2183-2471
AutoresLígia Monteiro, Marília Fernandes, Tânia Sousa, Nuno Torres, António Rosado, António J. Santos,
Tópico(s)Early Childhood Education and Development
ResumoA Preschool Play Behavior Scale é um instrumento constituído por 18 itens que expressam diferentes tipos de comportamentos das crianças, em contexto de brincadeira livre com os pares, procurando diferenciar, em particular, tipos de comportamentos não-sociais. O presente estudo teve como objetivo traduzir e analisar a estrutura fatorial do instrumento e as suas características psicométricas. Sessenta educadoras descreveram os comportamentos de 369 crianças (166 raparigas), com idades compreendidas entre os 36 e os 60 meses, e a frequentar escolas de Ensino Particular com fins lucrativos e Instituições Particulares de Solidariedade Social, do Distrito de Lisboa/Portugal. O modelo final de 4 fatores - Comportamento Reticente, Solitário-Passivo, Solitário-Ativo e Brincadeira Social parece ajustar-se adequadamente aos grupos de idade e sexo considerados.
Referência(s)