
A Ética e o Futuro da Humanidade: Considerações Críticas Sobre Educação Ambiental
2014; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18675/2177-580x.vol9.n1.p10-23
ISSN2177-580X
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
Resumo<div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>O argumento central deste artigo defende a ideia segundo a qual a educação ambiental, embora importante e imprescindível, não representa a solução dos problemas ambientais que hoje ameaçam a vida humana, animal e vegetal. O modo de relação agressivo e destruidor entre o homem e a natureza é parte intrínseca à razão moderna, utilitarista e instrumental. Os problemas ambientais decorrem, portanto, de uma postura civilizatória em termos epistêmicos, éticos e estéticos, assumidos na modernidade. Devido aos limites de espaço e tempo, o texto se concentra sobre a dimensão ética. A partir desta constatação, argumenta- se que soluções abrangentes e definitivas dos problemas ambientais dependem da instituição de uma nova consciência civilizatória. Uma consciência civilizatória que inclua nos cálculos de suas estratégias de desenvolvimento o conceito de limite como condição essencial à preservação da vida e do futuro da natureza e da humanidade.</span></p><div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><strong>Palavras-chave: </strong><span>Educação ambiental. Meio ambiente. Ética. Civilização.</span></p></div></div></div></div></div></div>
Referência(s)