
Melhorando a entrega e manutenção de serviços de TI através de metodologia BPM
2017; Volume: 14; Linguagem: Português
10.5748/9788599693131-14contecsi/ps-4494
ISSN2448-1041
AutoresAdriano César Santana, Leonardo Pereira de Morais, Lucas Rafael Martins Honório,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoGerenciamento de processos é de grande importância para as corporações independente de segmento ou faturamento. O objetivo deste estudo de caso é demonstrar que através de metodologia BPM é possível melhorar a entrega e manutenção de serviços de TI. Demonstrar, através de um processo da empresa FUJIOKA, que apresenta falhas e não está sendo realizado dentro do tempo esperado gerando assim grande insatisfação aos usuários de TI que se beneficiam deste processo. A pesquisa é de natureza aplicada, envolve a utilização prática da metodologia sugerida para solucionar uma situação específica, conforme Moresi (2003). O artigo utiliza abordagem qualitativa, os dados são obtidos através de interpretação de um estudo de caso, a coleta de dados foi feita por entrevistas com colaboradores do setor de tecnologia da informação que executam o processo. Os resultados encontrados indicam que de forma geral o objetivo foi atingido após a aplicação da metodologia BPM. Os resultados de entrega e manutenção de serviços de TI atingiram maiores níveis de satisfação junto aos usuários que se beneficiam do processo citado. Conclui-se que a metodologia BPM aplicada de forma correta torna a entrega e manutenção de serviços de TI mais eficientes.
Referência(s)