Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O papel do professor de primeiras letras no manual de pedagogia de Jean Baptiste Daligault: reflexões sobre a formação de virtudes e valores

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 17; Issue: 71 Linguagem: Português

10.20396/rho.v17i71.8645836

ISSN

1676-2584

Autores

Olivia Rochadel, Leonete Luzia Schmidt,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo objetiva identificar o papel do professor, refletindo sobre ele, a partir das definições contidas no manual Cours Pratique de Pédagogie, do francês Jean Baptiste Daligault. A obra analisada foi a segunda edição da tradução realizada na província de Santa Catarina. Este manual foi distribuído aos inspetores e aos professores de instrução pública elementar pelo governo provincial, na segunda metade do século XIX. Considerando que esta atitude do governo concebe o manual como uma obra relevante para a formação dos professores da província, e também que Santa Catarina, ainda, conta com poucas pesquisas sobre a educação escolar no século XIX, a compreensão do papel do professor definido por Daligault pode contribuir para ampliar o conhecimento dessa história. Assim, partindo do entendimento de que a educação é resultado de um processo histórico, das relações que os homens mantêm entre si e com a natureza, constata-se que o papel do professor descrito por Daligault é o de formar as futuras gerações dentro dos ideais da sociedade moderna de ordem burguesa, caracterizada como civilizada e coerente com o projeto de Estado nacional brasileiro, em processo de construção naquele momento.

Referência(s)