
Ethnomathematical confluence intersection of native and academic worldviews
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português
10.20396/etd.v19i3.8648370
ISSN1676-2592
AutoresTod Shockey, Mitchell Bear John,
Tópico(s)Indigenous Cultures and Socio-Education
ResumoAdotamos o conceito de confluência como uma metáfora para considerarmos o nosso compromisso etnomatemático nos últimos catorze anos. Durante esse tempo, trabalhamos com alunos e professores e percebemos que a diversidade de significados trouxe muitas influências para o nosso compromisso matemático coletivo. O princípio da visão de dois olhos (MARSHALL, 2004) permite aos autores um enquadramento diferente por meio do qual consideram a importância da visão de mundo nativa e da visão acadêmica ocidental. A confluência da visão de mundo nativa com a visão acadêmica ocidental é o que orienta a nossa história. Do ponto de vista nativo trazemos a riqueza da história e das tradições orais. O lado ocidental da nossa história traz o encaminhamento de uma variedade de conhecimentos acadêmicos, como, por exemplo, a educação matemática, a lingüística e a antropologia. Um tema abrangente que vamos apresentar é o afeto. Afeto para os nossos alunos, bem como para nós pesquisadores.
Referência(s)