EDUCAÇÃO EGOCENTRADA X EDUCAÇÃO SOCIOCENTRADA
2010; Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Português
10.17648/educare.v5i9.4156
ISSN1981-4712
AutoresJuracilda Veiga, Wilmar da Rocha D’Angelis,
Tópico(s)Education and Vocational Training
ResumoNao e tao incomum ouvir, da boca de alguns indigenas, uma frase que, para alguns dos seus enunciadores, parece ser uma frase de desafio ao colonizador, ate mesmo um ato de rebeldia: “Nos queremos uma escola igual a de voces, porque nos queremos competir com os brancos”. Essa frase costuma ser dita por indigenas bem colocados na burocracia do Estado, ou bem situados numa hierarquia de aldeia em que se beneficiam, na relacao com os nao-indios, de sua posicao de mando ou de lideranca. Independente da posicao de seus enunciadores, o que essa fala reflete e uma grande ingenuidade. Em primeiro lugar, porque uma sociedade nao vence a outra (em uma competicao de indios com brancos, por exemplo), senao pelas armas e pela dominacao economica. Nenhuma das duas alternativas esta colocada para os povos indigenas. Resta, entao, a “vitoria” competitiva de individuos indios contra individuos brancos. Mas isso e um projeto de etno-suicidio. Uma escola nao dara conta de tal tarefa sozinha, mas a escola util e necessaria para contribuir com um tal projeto e uma escola egocentrada, de perfil cultural branco-ocidental; em outras palavras, uma escola de branco na aldeia indigena. O que entendemos, ao contrario, por “educacao escolar indigena” supoe processos de educacao sociocentrados. O presente artigo pretende discutir a amplitude e as implicacoes dessas duas concepcoes.
Referência(s)