Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CONTA-ME SUA HISTÓRIA AINDA QUE NÃO SEJA A ÚNICA VERDADE: A INVENÇÃO DE SI E AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES

2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.12957/riae.2017.29561

ISSN

2359-6856

Autores

Márcio Caetano, Paulo Melgaço da Silva,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

As narrativas biográficas são fragmentos discursivos que significam as experiências de vida dos sujeitos. Com elas, interessam-nos as “verdades” sobre gênero e sexualidade que regularam experiências de docentes que atuam na rede pública de ensino do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Através das narrativas, foi possível observar como os sujeitos construíram suas cadeias de significados e estruturaram suas formas de representar suas sexualidades e gênero. Essas operaram sobre dois pontos: 1. a responsabilidade com o futuro das e dos estudantes e 2. a imagem de bom/boa docente. Com eles enfatizamos a importância de profundar as análises sobre a produção da diferença, já que ela é cultural e, portanto, mediada pelos jogos de interesse social.

Referência(s)