
Inclusão cultural de ceficientes visuais: Uma análise da acessibilidade de materiais audiovisuais
2016; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.25044/25392190.811
ISSN2539-2190
AutoresDaiane de Oliveira Tavares, Maranei Rohers Penha, José Augusto Borges, Amália Dias, Mário Felipe de Lima Carvalho, Sandra de Oliveira,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO artigo apresenta análise que visou identificar a acessibilidade em materiais audiovisuais utilizados no curso online TecnoAssist, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro/RJ- Brasil. De cunho qualitativo e exploratório a pesquisa avaliou a importância dos recursos educativos abertos (REAs) na acessibilidade comunicacional e inclusão cultural de pessoas com deficiência visual. A partir dos conceitos de audiodescrição e desenho universal o texto transita pela discussão sobre a importância da adoção de recursos educativos abertos como auxiliares do compartilhamento de vídeos, minimizando a perda de informações pelas pessoas com deficiência visual. Os resultados demonstraram que a utilização de REAs pode propiciar acesso à cultura e informação de forma igualitária a todas as pessoas.
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