Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Inclusão cultural de ceficientes visuais: Uma análise da acessibilidade de materiais audiovisuais

2016; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.25044/25392190.811

ISSN

2539-2190

Autores

Daiane de Oliveira Tavares, Maranei Rohers Penha, José Augusto Borges, Amália Dias, Mário Felipe de Lima Carvalho, Sandra de Oliveira,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O artigo apresenta análise que visou identificar a acessibilidade em materiais audiovisuais utilizados no curso online TecnoAssist, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro/RJ- Brasil. De cunho qualitativo e exploratório a pesquisa avaliou a importância dos recursos educativos abertos (REAs) na acessibilidade comunicacional e inclusão cultural de pessoas com deficiência visual. A partir dos conceitos de audiodescrição e desenho universal o texto transita pela discussão sobre a importância da adoção de recursos educativos abertos como auxiliares do compartilhamento de vídeos, minimizando a perda de informações pelas pessoas com deficiência visual. Os resultados demonstraram que a utilização de REAs pode propiciar acesso à cultura e informação de forma igualitária a todas as pessoas.

Referência(s)