Juan Carlos Tedesco, a urgência de longo prazo
2017; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 25; Issue: 96 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362017002500012
ISSN1809-4465
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA morte do pensador e educador Juan Carlos Tedesco deixa um vazio que dificilmente sera preenchido nesses tempos de sociedade “post-truth” que estamos vivendo, com as polarizacoes que se tornam frequentes e ampliam ainda mais as incertezas ja existentes. Esse notavel educador argentino (5/2/1944-8/5/2017), apos ter concluido seus estudos superiores em Ciencias da Educacao, na Universidade de Buenos Aires, em 1968, exerceu a docencia em Historia da Educacao nas Universidades de La Plata, Camahue e La Pampa e ingressou na Unesco em 1976 como especialista em politica educacional, onde, por quase tres decadas, ofereceu contribuicoes relevantes tanto no plano das ideias, como de acoes e iniciativas inovadoras, destacando-se como um dos mais importantes pensadores da historia dessa Organizacao das Nacoes Unidas. No periodo de 1986 a 1992, exerceu as funcoes de Diretor da Oficina Regional de Educacao de Educacao, Ciencia e Cultura (Orealc) da Unesco, em Santiago do Chile. Devido ao seu expressivo trabalho em prol da educacao latino-americana, foi designado diretor da Oficina Internacional de Educacao da Unesco, em Genebra, onde permaneceu ate 1997, retornando em seguida para a Argentina como diretor do Instituto Internacional de Planejamento da Educacao da Unesco, em Buenos Aires, cargo que exerceu ate o ano de 2005. Exerceu ainda no periodo de dezembro de 2007 a julho de 2009 o cargo de Ministro da Educacao da Argentina. Em todas essas diferentes instâncias a sua acao foi fecunda e presidida por ideais de fe e de crencas no poder da educacao, construindo consensos e superando radicalizacoes pois sempre admitiu que, sendo a educacao uma obra coletiva, ela so poderia avancar mediante parcerias e colaboracao de todos. Em sua longa permanencia na Unesco foram inumeras as missoes que liderou em paises dos diversos continentes, dialogando com educadores e especialistas e reunindo-se com autoridades educacionais sempre com o objetivo de incentivar e promover avancos de forma a resultar em compromissos mais consistentes dos paises com a urgencia da educacao, nao uma urgencia efemera e episodica, mas uma “urgencia de longo prazo” que aparece no subtitulo de uma de suas ultimas obras, - La educacion argentina hoy ( TEDESCO, 2015 ). Ao utilizar este “slogan” Tedesco sinalizou a complexidade do fenomeno educativo, que requer esforcos continuados e de todos, pois no campo da educacao nao se operam milagres da noite para o dia. Pari passu com suas atribuicoes e responsabilidades no exercicio docente em universidades e em processos de gestao, sobretudo na Unesco, Tedesco construiu uma admiravel obra de reflexoes e pensamentos, publicando varios livros e artigos sobre diferentes ângulos da politica educacional. Entre suas principais obras se destacam: Educacao e sociedade na Argentina: 1800-1945 (1986); The role of state in education (1989); Estrategias de desarrollo y educacion: el desafio de la gestion publica (1992); El nuevo pacto educa tivo (1995); Sociologia da educacao (1995); Educar en la sociedad del conocimento (2000); Opiniones sobre politica educativa (2005) e La educacion argentina hoy (2015). Essas e outras obras mostram o equilibrio e profundidade do pensamento de Tedesco em questoes criticas da politica educacional contemporânea, como a do financiamento, da gestao e da qualidade. A proposito das oscilacoes das politicas de financiamento, que constitui uma questao central, Tedesco em varias oportunidades insistiu na adocao de mecanismos que assegurem a estabilidade dos orcamentos, porque as politicas de educacao requerem longo prazo para apresentar resultados. Por isso ele ressalta a importância de politicas de financiamento nao sujeitas as mudancas da conjuntura politica e as mudancas de gestoes ( TEDESCO, 2005 , p. 66). Refletindo sobre o impacto das pesquisas educacionais, afirma em um de seus livros que somente o diagnostico e a explicacao nao sao suficientes. E preciso encontrar respostas para os desafios. Trata-se, por exemplo, de encontrar uma didatica para os setores populares ( TEDESCO, 2005 , p. 72). Em outra obra, critica a limitacao de politicas unidimensionais devido a complexidade e dinamismo dos processos de mudancas educacionais. Nao existem “optimos fijos”. A solucao de determinados problemas gera a necessidade de enfrentar outros de complexidade crescente ( TEDESCO, 2015 , p. 423). Dai a importância de politicas sistemicas, continuadas e com orcamentos estaveis. Um dos caminhos apontados por Tedesco para superar os desafios existentes consiste na valorizacao da escola publica no imaginario da populacao. Afirma que as camadas medias e altas abandonaram a escola publica a partir da decada de 1960. Esse processo de deterioracao esta alcancando os segmentos mais pobres, tornando-se urgente combater os altos niveis de anomia que se fazem presente hoje nas escolas, mediante estrategias que consigam fazer com que os alunos de fato aprendam ( TEDESCO, 2015 , p.443) Importa registrar a presenca de Tedesco no Brasil, seja por intermedio da traducao e edicao de varios de seus livros, seja pela participacao em eventos cientificos da area da educacao, seja ainda mediante inumeras missoes junto a autoridades do governo ou por intermedio da Unesco no Brasil que, em diversas oportunidades, viabilizou a sua estada em nosso pais para oferecer subsidios as politicas de educacao. Jorge Werthein, que Representou a Unesco no Brasil por varios anos e manteve com Tedesco relacao duradoura de amizade, ressaltou em depoimento recente a relevância do pensamento pedagogico do educador argentino para servir de orientacao as politicas educacionais da America Latina. Chamou a atencao para o equilibrio de suas posicoes, que constitui uma condicao necessaria para o dialogo e a negociacao de rumos. 1 Nessa mesma direcao, o educador e editor Walter Garcia 2 lembrou que Tedesco estava sempre atento as transformacoes sociais, sobretudo com relacao ao aumento das desigualdades sociais que colocavam em confronto as preocupacoes voltadas para o crescimento economico e a reducao da pobreza em face da tendencia de aumento da riqueza. Seguindo essa logica de raciocinio, o sociologo e educador Candido Gomes 3 sublinha a sua esperanca, perseveranca e capacidade de unir teorias e praticas Por ultimo, importa assinalar que, se a Unesco de Genebra (IBE) der continuidade a magnifica serie de ensaios sobre a vida e as ideias dos maiores pensadores pedagogicos de todos os tempos e culturas, certamente havera de incluir doravante Juan Carlos Tedesco, tanto pela profundidade de suas reflexoes sobre a politica educacional quanto pelo apoio a producao e edicao de monografias sobre os pensadores pedagogicos durante sua gestao do IBE-Unesco. Em relacao a America Latina, a serie Pensadores da Educacao incluiu educadores como Jose Marti, Varela, Andres Bello, Paulo Freire e Anisio Teixeira e Darcy Ribeiro. Com certeza a inclusao de educadores e pensadores como Juan Carlos Tedesco e outros situa-se a altura da importância da serie de monografias mencionadas.
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