
Apreciação de um modelo de E-business: análise de sentimento dos feedbacks de consumidores de shopbots pela abordagem do Behavioral Perspective Model (BPM)
2017; Volume: 14; Linguagem: Português
10.5748/9788599693131-14contecsi/rf-4717
ISSN2448-1041
AutoresCristiano Coelho, Manoel Pedro Silva Neto, Sônia Regina Gouvêa Rezende,
Tópico(s)Technology Adoption and User Behaviour
ResumoA prática do e-business gerou um crescimento de informações disponíveis em suas plataformas e influenciou o comportamento do consumidor. Surgiu a necessidade de criar ferramentas de busca para organizar e trazer ao consumidor informações de forma rápida e clara. Os shopbots destacam para realização desta atividade que além de trazer informações sobre os preços dos diversos vendedores disponíveis possibilita ao usuário relatar por meio de feedbacks sua experiência de pós compra. Nesta pesquisa aplicou-se a análise de sentimentos para identificar e polarizar em positivo, negativo e neutro os feedbacks dos consumidores do Smartphone Samsung Galaxy J5 SM-J500M no shopbots da empresa X. Posteriormente aplicaram-se os conceitos do Behavioral Perspective Model para identificar e analisar os reforços utilitários e informativos dos feedbacks polarizados. O resultado da análise revelou aceitação do produto expressos no número significativo de 87,05% feedbacks positivos, mas uma discrepância entre o número de reforços e utilitários de 94,94% contra 5,06% de reforços informativos ressaltou a necessidade de investir em novas estratégias e ações de marketing.
Referência(s)