Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Além da história, a tradição oral: considerações sobre o ensino de história da África na educação básica

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 2; Issue: 5 Linguagem: Português

10.25053/edufor.v2i5.1929

ISSN

2448-3583

Autores

Janote Pires Marques,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

É por meio da tradição oral que a História da África tem em boa parte sido transmitida entre os africanos ao longo das gerações. No Brasil, o ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira é previsto pela Lei nº 10.639/2003. O objetivo deste artigo é discutir a interligação entre a tradição oral africana e a História da África, relacionando essa discussão com a educação escolar básica. Como metodologia para esta pesquisa, discute-se o conceito de “tradição oral”, interligando-o com discussões sobre a temática História da África e da Cultura Afro-Brasileira na educação básica. Conclui-se que a “tradição oral” é um conceito central na História da África, devendo-o ser também no ensino dessa temática em sala de aula.

Referência(s)