Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Psicologia Econômica na Análise do Comportamento do Consumidor

2017; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5585/remark.v16i2.3470

ISSN

2177-5184

Autores

José Jonas Alves Correia, Filipe Emmanuel Alves da Silva, Valdemir da Silva, Maurício Assuero Lima de Freitas,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

A Psicologia Econmica aborda questes que vo muito mais alm de pesquisas de mercado. Sendo assim, seus estudos tambm se voltam a observar variveis como trabalho, desemprego, decises sobre compras e poupana, investimentos, financiamentos, respostas publicidade, entre outros. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar, por meio dos fundamentos do comportamento dos consumidores, sua relao propenso de consumo compulsivo ou suprfluo. Trata-se de um estudo quantitativo que relaciona por meio de fenmenos e variveis uma descrio do comportamento dos consumidores por meio da ferramenta estatstica Propensity Score Matching do software Stata. Para coletar os dados, foi utilizado um questionrio semiestruturado que foi aplicado online entre abril e agosto de 2016. A anlise dos dados se deu pela regresso por Mnimos Quadrados Ordinrios (MQO) com variveis dummies controladas (varivel dependente, pertencer ou no ao grupo de consumidores compulsivos) pelo conjunto das variveis explicativas (independentes). Os resultados mostraram que os gastos mdios mensais dos consumidores compulsivos aumentam, e, que quanto mais alta for a renda dos indivduos, maiores sero os gastos com consumos desnecessrios ou suprfluos. Considerando a varivel sexo, os indivduos do sexo masculino possuem maiores nveis de gastos desnecessrios e propensos ao consumo suprfluo. Assim, pode-se dizer que o consumo composto de influncias para a compra e que o consumidor determina o seu consumo, conforme sua posio econmica (fator renda) e cultural (costumes, necessidades, impulsividades) dentro da sociedade.

Referência(s)