Artigo Acesso aberto

Discutindo a concepção de criança com base no filme “Uma professora muito maluquinha” (p. 97-117)

2017; CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO; Linguagem: Português

10.19091/reced.v1i36.541

ISSN

2317-6091

Autores

Lígia De Carvalho Abões Vercelli,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este texto tem por objetivo discutir a concepção de criança por meio da linguagem cinematográfica, mais precisamente do filme “Uma professora muito maluquinha”, fundamentado no livro homônimo de Ziraldo. O filme se passa na década de 1940, período pós-Segunda Guerra Mundial, na cidade de São João Del Rei, interior do Estado de Minas Gerais. Catarina Roque, a professora muito maluquinha, depois de formar-se, retorna à sua cidade natal para lecionar em uma turma de uma escola primária. Com sua graça, extroversão e beleza, ela encanta a todos na cidade, exceto suas colegas de trabalho e a diretora da escola, que se incomodam com o método de ensino revolucionário utilizado por ela. Em função de sua metodologia inovadora e da forma como trata as crianças, estas se encantaram com Catarina e começam a gostar da escola, de entendê-la como o espaço para descobrir o mundo. Como docente, Catarina não impõe que a aprendizagem ocorra por meio dos livros didáticos, mas, sobretudo, pela experiência, pelos sentidos, pela ludicidade e pela expressão corporal, pois tem consciência de que o corpo em movimento é a matriz do conhecimento.Palavras-chave: Linguagem audiovisual. Percepção de criança. Educação significativa. Metodologia inovadora. Escola.AbstractThis paper aims to discuss the child from conception through the cinematic language, more precisely, the movie “Uma professor maluquinha”, in a free translation: “A very nutty teacher”, based on the namesake book by Ziraldo. The film is set in the 1940s, post World War II period, in the city of São João del Rei, in the state of Minas Gerais. Catherine Roque, the very little crazy teacher, after graduating returns to her hometown to teach in a classroom of a primary school. With her grace, extroversion and beauty charms everyone in the city, except her colleagues and the school director who are bothered by the revolutionary teaching method used by her. Because of her innovative methodology and the way she treats children, kids were enchanted with Catherine and begin to enjoy school, to understand it as the space to discover the world. As a teacher, Catherine does not require learning occurs through textbooks, but especially by the experience, the way, the playfulness and the body language, because she is aware that the moving body is the matrix of knowledge.Keywords: Audiovisual language. Perception of children. Meaningful education. Innovative methodology. School.ResumemEste texto tiene por objetivo discutir una concepción de la infancia por medio de la gramática cinematográfica, más precisamente, de “Una profesora muy loca”, basado en un libro homónimo de Ziraldo. La película se pasa en la década de 1940, período de la segunda guerra mundial, en la ciudad de São João Del Rei, interior del estado de Minas Gerais. Catarina Roque, una profesora muy loca, después de formarse, volver a su ciudad natal para enseñar en una turma de una escuela primaria. Como es una persona graciosa, divertida y bella encanta a todos en la ciudad, excepto entre las personas de su trabajo y la directora, que incomoda con su método de enseñanza revolucionario utilizado por ella. En suma de su metodología de innovación y de la forma como trata los niños, estas se encantarán con Catarina y empezará a gustar la escuela, entenderla como el espacio para descubrir el mundo. Como docente, Catarina no impone la enseñanza por el medio de los libros didácticos, pero, sobretodo, por experiencia, por los sentidos, por el lúdico y por la expresión corporal, por la conciencia de que el cuerpo en movimiento es una matriz del conocimiento.Palabras clave: Audiovisual lenguaje. Percepción del niño. Educación significativa. Metodología innovadora. Escuela.

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