
GÊNERO, MÍDIA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS NA INFÂNCIA E NA PRÉ-ADOLESCÊNCIA
2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.12957/riae.2017.29529
ISSN2359-6856
AutoresTuany de Menezes Oliveira, Paula Teixeira Araújo, Luís Paulo de Carvalho Piassi,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoNeste artigo, refletimos sobre a utilização de produtos midiáticos como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com crianças e pré-adolescentes, a partir dos resultados de atividades realizadas em escolas públicas de São Paulo. As intervenções foram formuladas e realizadas pelo grupo E.M.M.A. (Estudos sobre a Mulher e as Minorias na Arte-Ciência), do projeto Banca da Ciência. Após reflexões teóricas e intervenções, pudemos concluir que, é possível utilizar produtos midiáticos como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero e que, a partir das representações das identidades femininas que estão presentes nessas mídias, é possível discutir diversos temas relacionados à questão do sexo, do gênero, da orientação sexual e das identidades de forma didática e lúdica.
Referência(s)