Artigo Acesso aberto Produção Nacional

GÊNERO, MÍDIA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS NA INFÂNCIA E NA PRÉ-ADOLESCÊNCIA

2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.12957/riae.2017.29529

ISSN

2359-6856

Autores

Tuany de Menezes Oliveira, Paula Teixeira Araújo, Luís Paulo de Carvalho Piassi,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre a utilização de produtos midiáticos como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com crianças e pré-adolescentes, a partir dos resultados de atividades realizadas em escolas públicas de São Paulo. As intervenções foram formuladas e realizadas pelo grupo E.M.M.A. (Estudos sobre a Mulher e as Minorias na Arte-Ciência), do projeto Banca da Ciência. Após reflexões teóricas e intervenções, pudemos concluir que, é possível utilizar produtos midiáticos como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero e que, a partir das representações das identidades femininas que estão presentes nessas mídias, é possível discutir diversos temas relacionados à questão do sexo, do gênero, da orientação sexual e das identidades de forma didática e lúdica.

Referência(s)