
Erotismo gospel: mercados e limites da sexualidade entre evangélicas(os) no Complexo do Alemão1
2017; Instituto de Estudos da Religião; Volume: 37; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/0100-85872017v37n1cap04
ISSN1984-0438
Autores Tópico(s)Development, Ethics, and Society
ResumoResumo Entre os meses de maio de 2013 e fevereiro de 2014, pude acompanhar o cotidiano de uma loja que comercializava produtos destinados a apimentar relações. Localizada no Complexo do Alemão (conjunto de favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro), a boutique sensual, como sua proprietária preferia nomear, vendia objetos, cosméticos, lingeries e fantasias, além de oferecer aulas e palestras voltadas para a aprendizagem de “técnicas” relacionadas à sedução, com acentuado consumo por parte de mulheres. No presente artigo, busquei refletir sobre um evento ocorrido durante o trabalho de campo, o “Projeto Gospel para sex shops”, com o objetivo de compreender como convenções sexuais e moralidades são agenciadas no encontro entre questões de gênero, sexualidade, religião e mercado.
Referência(s)