
MILITÂNCIA VISUAL PARA ALÉM DA PASSIVIDADE: ARTISTAS, VIADAS, MULHERES E DEMAIS ALTERIDADES BOTANDO A CARA NO SOL!
2017; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.12957/riae.2017.29527
ISSN2359-6856
AutoresRodrigo Torres do Nascimento, Aldo Victório Filho, Pâmela Souza da Silva,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoA pesquisa da qual resulta esse artigo tem como referência duas personagens do meio artístico popular, a performer, cantora e dançarina Inês Brasil e o grupo musical Bonde das Bonecas. Ambos assumem visualidades inseparáveis do viés político que é a afirmação pública e poética de estéticas comumente rejeitadas pelos critérios hegemônicos de gosto e beleza. Embora nosso tema envolva o campo da Estética como interseção da Teoria do Gosto, Teoria da Beleza e Filosofia da Arte, e reconheçamos a potência estética dos seus trabalhos, não interessou ao debate deflagrado classificar ou discutir as qualidades ou localização das produções de Inês e do Bonde no campo da Arte. E sim os aspectos relacionados ao gosto e à beleza como instâncias de tensão política como centrais à discussão proposta.
Referência(s)