
Protocolo Argumentação professora-alunos numa aula de História
2007; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1980-6248
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoOs participantes da discussao transcrita abaixo sao quinze alunos - com idade media de 11 anos - da quinta serie do Ensino Fundamental de uma escola privada que atende a populacao de nivel socio-economico medio em Recife. O registro da discussao foi feito durante uma aula de Historia que focalizava a escravidao no Brasil no periodo colonial. Durante a atividade em que se gerou a discussao videogravada, solicitou-se ao grupo que discutisse um fragmento de texto, retirado do proprio livro didatico adotado pela escola, com o objetivo de responder, de forma consensual, a um conjunto de questoes - elaboradas de maneira a suscitar posicionamentos dos alunos - a eles apresentadas por escrito. A discussao foi integralmente transcrita, de modo a preservar, tanto quanto possivel, a linguagem coloquial dos participantes. Nessa transcri- cao, o simbolo ( ) assinala falas inaudiveis; /, falas interrompidas; e [...], pausas. As letras Al., no inicio de um turno de fala, indicam alunos cujas vozes nao puderam ser identificadas. Sinais de pontuacao e comentarios da pesquisadora (estes ultimos em maiusculas, italico e entre parenteses) foram adicionados as transcricoes, sempre que julgados esclarecedores. Maiusculas nas falas indicam apenas enfase. Os nomes que aparecem nos transcritos sao ficticios.
Referência(s)