Artigo Produção Nacional Revisado por pares

SENSIBILIDADE AMBIENTAL AO ÓLEO EM AMBIENTES TERRESTRES: ESTUDO DE CASO EM TRECHO DA RODOVIA ANHANGUERA (SP-330)

2016; Linguagem: Português

ISSN

1519-8634

Autores

Mayara Nicolau Ferreira, Paulina Setti Riedel,

Tópico(s)

Water Quality and Pollution Assessment

Resumo

O transporte de cargas em geral pode ser feito de diversas formas: rodoviario, ferroviario, aquaviario, dutoviario e aereo. No Brasil, assim como em varios paises europeus, o principal modal empregado para esse tipo de transporte e o rodoviario. Os acidentes envolvendo o transporte rodoviario de produtos perigosos apresentam serios impactos ao meio ambiente devido as propriedades quimicas presentes nos materiais transportados, como inflamabilidade, toxicidade, corrosividade, entre outros. Acidentes desse tipo representam serios riscos tanto no que diz respeito a seguranca como na saude da populacao, assim como compromete a sustentabilidade devido a vulnerabilidade e sensibilidade ambiental das areas impactadas. Segundo a Cetesb 76,4% dos acidentes no ano de 2009 geraram contaminacao de solo, 16,9% nos recursos hidricos, 6,15% na flora e 1,54% na fauna. Devido ao numero crescente de acidentes rodoviarios envolvendo derivados de petroleo, o impacto ambiental causado por esses acidentes e o estudo incipiente de indices de sensibilidade ambiental no ambiente terrestre, a presente dissertacao almeja adaptar a metodologia do sistema NOAA/MMA, para a elaboracao de um indice de sensibilidade ambiental terrestre de facil utilizacao e replicacao em outras areas e por conseguinte a confeccao de uma carta de sensibilidade ambiental terrestre a derrames de hidrocarbonetos apoiada em solucoes geotecnologicas, nos espacos adjacentes ao trecho da rodovia Anhanguera (SP – 330), no estado de Sao Paulo. A escolha da area de estudo deve-se primeiramente ao alto indice de acidentes com produtos perigosos que sucedem nesta rodovia (272 registros de 1998 a 2015), sendo assim a 2a rodovia em numeros de acidentes com produtos perigosos no estado de Sao Paulo, atras apenas da rodovia Regis Bittencourt. Segundo, pela proximidade da area de estudo do campus da UNESP - RC facilitando os trabalhos de campo. O trecho possui uma extensao de 88 Km com uma area de influencia (buffer) de 2,5 Km para cada lado da margem da via e abrange os municipios de Araras, Cordeiropolis, Limeira, Americana e Nova Odessa. Para o desenvolvimento desta pesquisa, primeiramente, sera necessario uma revisao e levantamento bibliografico e cartografico sobre os parâmetros fisicos, biologicos e socioeconomicos da area de estudo, comportamento dos hidrocarbonetos em meios porosos e em diferentes tipos de solos, compartimentacao fisiografica, indice de sensibilidade ambiental e conceitos relacionados, dentre outros. Em seguida, sera utilizada uma base cartografica para a producao das cartas de sensibilidade ao derramamento de hidrocarbonetos, elaborada com cartas topograficas do IBGE em escala de 1:50.000 e cartas topograficas do IGC em escala de 1:10.000. Os produtos de sensores remotos empregados serao imagens orbitais SPOT-5, coloridas, com escala de 1:25000, 2,5 de resolucao espacial, em composicao colorida real, formato GeoTiff, provenientes da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de Sao Paulo. Posteriormente, sera confeccionada a carta de sensibilidade ambiental ao derramamento de hidrocarbonetos em ambientes terrestres. Os trabalhos estao sendo realizados no laboratorio de Geoprocessamento do Departamento de Geologia Aplicada, Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas da UNESP – RC.

Referência(s)