Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DESEMPENHO OPERACIONAL E ENERGETICO DE UM PROTOTIPO DE QUADRICICLO AGRÍCOLA EM PISTA DE CONCRETO EM FUNÇÃO DA ROTAÇÃO DA MACHA E CARGA APLICADA NA BARRA DE TRAÇÃO

2018; Volume: 33; Issue: 3 Linguagem: Português

10.17224/energagric.2018v33n3p196-200

ISSN

2359-6562

Autores

Mara Alice Maciel dos Santos, Leonardo De Almeida Monteiro, José Evanaldo Lima Lopes, Carlos Alessandro Chioderoli, Elivânia Maria Sousa Nascimento,

Tópico(s)

Soil Mechanics and Vehicle Dynamics

Resumo

Os ensaios realizados em pista de concreto fornecem importantes informações sobre o desempenho operacional e energético da máquina, permitindo realizar o uso de forma eficiente e adequada com maior economia. Objetivou-se com este trabalho analisar o desempenho do quadriciclo agrícola em pista de concreto utilizando, quatro marcha (1a,2a, 3a e 4a) e três variações de cargas de (0, 200 e 400 kg) com duas rotações no motor (2800 e 3600 rpm). O experimento foi conduzido no LIMA - Laboratório de Investigação de Acidente com Máquinas Agrícolas na Universidade Federal do Ceará localizada na cidade de Fortaleza-Ceará. Foi utilizado o Delineamento Inteiramente Casualizado - DIC, com arranjo fatorial de 4x3x2 com cinco repetições em cada tratamento. Avaliou-se a velocidade de deslocamento, patinamento dos rodados traseiros do quadriciclo agrícola, consumo horário de combustível, força na barra de tração e potência na barra de tração. Os maiores valores de velocidades foram encontrados com o aumento da rotação, e com escalonamento das marchas, a rotação 2 aumentou em média 60% o consumo horário de combustível em relação a rotação 1, de acordo com a variação das marchas 1, 2, 3 e 4 houve aumento de consumo horário de combustível. À medida que aumentou a rotação houve acréscimo da força na barra de tração. A força na barra de tração aumentou conforme o escalonamento das marchas e o acréscimo da carga aplicada na barra de tração. Quanto a potência na barra de tração verificou-se que na rotação 2 obteve-se valores mais elevados de potência na barra. O aumento da carga e escalonamento das marchas elevou a potência na barra de tração.

Referência(s)
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