Artigo Acesso aberto

A Eucaristia e a pessoa humana

2016; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.46525/ret.v21i2.384

ISSN

2525-846X

Autores

Eusébio Oscar Scheid,

Tópico(s)

Religious and Theological Studies

Resumo

O autor propõe-se acentuar o aperfeiçoamento que se opera na pessoa apartir do contato com a Eucaristia. A exposição inicial, sobre a evolução doconceito de pessoa, culmina na distinção entre pessoa e personalidade.“Personalidade é a maturação da pessoa através de práticas atinentes”. Quantoà pessoa humana, sua dignidade decorre do poder criativo de Deus que nelainfundiu sua imagem e semelhança divinas, segundo a natureza humana deCristo, criatura primigênia. Por isso, a pessoa, “um valor em si e por si”, nascidapara a imortalidade, “foi destinada a ser filho e filha de Deus” pela associaçãoa Cristo, que pela ressurreição nos mereceu a felicidade eterna. Em seguida,afirma-se que na Eucaristia “assimilamos Cristo” e “nos assemelhamos a Elecada vez mais”, configurando-nos a Ele na caridade. Sendo peregrinos, “nãotemos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir”. Alcançá-laemosatravés da fractio panis. A Eucaristia, “perpetuação do Sacrifício dacruz”, leva-nos “à grande comunhão com o Crucificado”, já que “pelo Cristona Eucaristia, as nossas tribulações completam o que falta a sua paixão”, istoé, a Eucaristia nos leva a assumir subjetivamente a redenção realizada. Acomunhão entre os que dela participam e que contagia a sociedade é exigênciada Eucaristia e é também o contexto necessário à sua compreensão.Abstract: The author intends to stress the moral and spiritual improvement inthose who receive Holy Communion. To begin with, a distinction has to bemade between person and personality. “Personality results from the maturationof the person by means of pertinent actions”. As for the person himself, humandignity derives from the power of the Creator in whose image and likenessman is made after the resemblance of Christ’s human nature, since he is the“firstborn of all creation”. Thus a person has to be valued by himself and forhimself, born to become immortal and destined to be God’s son and daughterby association with Christ whose work of redemption is meritorious for oureternal happiness. Furthermore, by the Eucharist we are assimilated by Christand resemble him gradually though the gift of divine love. Since we are pilgrimson earth we have no permanent stay but we are looking forward to what wellbe. It will be achieved by sharing consecrated bread in the Eucharist, whichsymbolizes the sacrifice of Christ on the cross and was offered on behalf ofhumankind. It is up to us to fulfill subjectively in human life what is amiss inChrist’s redemption to be applied to us, a task in which all of us are engaged inso as to obtain God’s grace by sharing in the sacrament of the Eucharist.

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