UM EXEMPLO DE COMO ENSINAR LÍNGUA ESTRANGEIRA(LE) E REFLETIR SOBRE O GOLPE DE 64
2005; Volume: 6; Issue: 10 Linguagem: Português
ISSN
1981-4755
Autores Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoEsse artigo tem como objetivo fazer algumas consideracoes acerca da utilizacao da charge na aula de lingua estrangeira (LE), na tentativa demostrar que esse tipo de texto pode contribuir nao so na aquisicao na LE, mas tambem no estudo da cultura e da historia tanto brasileiras quanto estrangeiras. A charge se caracteriza pela predominância do iconico sobre o verbal e e o fruto da necessidade do chargista de comentar algum aspecto da sociedade a que pertence. O humor possibilita a representacao de conteudos bastante complexos de maneira leve e agradavel, levando o leitor a uma reflexao acerca do mundo em que vive. No entanto, a charge, quando empregada pelos professores, e normalmente subutilizada, pois seu uso costuma se restringir a exploracao de caracteristicas superficiais, situadas apenas no plano linguistico, nao abrangendo, portanto, seu principal objetivo: fazer uma critica a alguma caracteristica ou acontecimento da sociedade da qual emana. Propomos, atraves da analise de uma charge, uma sugestao de modelo de micro-projeto que, de acordo com as orientacoes contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), particularmente quando se referem a Interdisciplinaridade, aos Temas Transversais e a Pluralidade Cultural, busca dialogar com a Lingua Portuguesa, a partir do estudo das relacoes polissemicas, antonimicas, paronimicas e metonimicas existentes na charge, e com a Historia, ao abordar o periodo da ditadura militar e os acontecimentos de maio de 68 na Franca, procurando relaciona-los aos conteudos representados no desenho. Nosso objetivo, contudo, nao e o de apresentar uma proposta ja pronta, mas sim o de contribuir na construcao de outros projetos.
Referência(s)