Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Dialogismo em textos para crianças: Nícolas e a orquestra da lua cheia

2017; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 19; Issue: 24 Linguagem: Português

10.3895/rl.v19n24.5410

ISSN

2179-5282

Autores

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Thiago Alves Valente,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo analisa as obras Nícolas, escrito por Agnès Laroche, ilustrado por Stéphanie Augusseau, e traduzido por Isabelle Gamin e Rosana de Mont’Alverne Neto, e A orquestra da lua cheia, escrita e ilustrada por Jens Rassmus, com tradução de Sofia Mariutti, a partir da ideia de dialogismo de Bakhtin (1995) e de leitor implícito de Wolfgang Iser (1996). As obras se destacam pela qualidade do texto verbal integrada aos textos imagéticos relevantes para o leitor infantil. A construção identitária e os conflitos familiares apresentam-se nas obras que não se entregam a discursos maniqueístas e previsíveis, antes convidam à imaginação e à superação dos problemas por meio do pensar e do agir em um mundo, muitas vezes, pouco sensível às necessidades da criança. Embora os temas sejam comuns em livros infantis, ambos os textos são marcados por uma escrita criativa e interessante para as crianças leitoras.

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