Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Música, linguística e cognição

2017; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 21; Issue: 41 Linguagem: Português

10.5752/p.2358-3428.2017v21n41p109

ISSN

2358-3428

Autores

Naíssa Carvalho Rajão,

Tópico(s)

Language, Metaphor, and Cognition

Resumo

<p>As pesquisas sobre a psicologia cognitiva da música têm se focado prioritariamente na música tonal e a escola cognitivista da década de 1980 buscou formular uma teoria do comportamento humano em termos de sistemas de <em>competências </em>(musicais). Neste artigo faremos uma leitura do artigo “Music, linguistics, and cognition”, de Imberty (2011), no qual este autor analisa a obra de Lerdahl e Jackendoff mostrando as possibilidades e limitações de sua teoria, a GTTM (Teoria Gerativa da Música Tonal). Além disso, ele destaca os aspectos da obra de Jonh Sloboda, que também analisa a GTTM, e discute seus conceitos e implicações. Lerdahl e Jackendoff foram influenciados pela obra de Chomsky, que traz as concepções de inatismo, a assim propõem uma abordagem generativa para o estudo cognitivo da música. Imberty mostra os questionamentos de Sloboda a respeito da teoria de Lerdahl e Jackendoff e traz à tona as limitações da corrente destes autores. Para explicitar as características da GTTM e a fim de exemplificar esta teoria, faremos também uma análise da canção “Garota de Ipanema”, ícone da música brasileira, de acordo com as categorias propostas pelos autores. </p>

Referência(s)