Um saber montado: Georges Didi-Huberman a montar imagem e tempo
2017; Associação de Investigadores da Imagem em Movimento; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14591/aniki.v4n2.299
ISSN2183-1750
Autores Tópico(s)Schopenhauer and Stefan Zweig
ResumoO presente artigo aborda a perspectiva da montagem na obra do historiador da arte e filósofo francês Georges Didi-Huberman. Sua sólida e grande obra insiste na imagem como verídico problema e na necessidade do pesquisador em saber olhá-la, para tal acredita que devemos colocá-las em relação. Colocá-las uma ao lado das outras, pois imagens não falam de forma isolada. Esse conhecimento por montagem insistido por Didi-Huberman têm sólidas bases teóricas. Neste breve artigo buscou-se problematizar a perspectivas teórica da montagem didi-hubermaniana através dos escritos e das teorias acerca da montagem de três grandes intelectuais: Walter Benjamin, Aby Warburg e Serguei Eisenstein. Para tais, a montagem e a desmontagem são de singular relevância na concepção de imagem e tempo.
Referência(s)