Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“Paulofreireanismo”: instituindo uma teologia laica?

2017; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 22; Issue: 70 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782017227042

ISSN

1809-449X

Autores

Flávio Henrique Albert Brayner,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

RESUMO Dificilmente nos perguntamos “por que ainda somos freireanos?”, nem sequer desconfiamos se a resposta já não pode ter deixado de ser de natureza pedagógica. O fato é que as ideias de Paulo Freire conheceram, ao longo de sua história, um amplo processo de institucionalização que vai desde uma espécie de “culto à personalidade” do mestre, até sua entronização como patrono da educação nacional ou como marco de referência das políticas públicas federais. Este artigo procurou mostrar que essa institucionalização corresponde à lenta perda da substância subversiva que o caracterizava - o que chamo de “paulofreireanismo” -, caminhando para a constituição de uma teologia laica.

Referência(s)