Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Didactcs Sequences Development of Portuguese Foreign Language by Preservice Teacher in the paraguayan context

2017; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18004/riics.2017.julio.60-75

ISSN

2226-4000

Autores

Riciele Reis de Urbieta, Luís Eduardo Wexell-Machado,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

Este artigo objetiva descrever e analisar a experiência de elaboração de materiais didáticos de professores em pré-serviço da Licenciatura em Língua Portuguesa, do Instituto Superior de Lenguas da Universidad Nacional de Asunción (UNA), Paraguay, com base no Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart, Dolz e Schneuwly, no qual o ensino de línguas estrangeiras deve basear-se em conteúdos linguísticos-discursivos trabalhados a partir de gêneros discursivos, considerados objetos/instrumentos de ensino que podem ser ministrados a partir do processo de transposição didática. Uma das estratégias deste processo é a Sequência Didática, que se constitui em atividades planificadas e organizadas de forma modularizada, desenhadas a partir de objetivos de aprendizagem específicos. O procedimento de análise deste trabalho foi fundamentado nas Capacidades de Linguagem como categorias de análise, tal como proposto pelos estudos da área, por meio de uma pesquisa-ação em que professores em pré-serviço elaboraram os materiais didáticos. Os resultados deste trabalho demonstraram que as Capacidades de Linguagem mobilizadas conformaram uma Sequência Didática de forma modularizada, a partir do gênero textual proposto.

Referência(s)