Didactcs Sequences Development of Portuguese Foreign Language by Preservice Teacher in the paraguayan context
2017; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18004/riics.2017.julio.60-75
ISSN2226-4000
AutoresRiciele Reis de Urbieta, Luís Eduardo Wexell-Machado,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoEste artigo objetiva descrever e analisar a experiência de elaboração de materiais didáticos de professores em pré-serviço da Licenciatura em LÃngua Portuguesa, do Instituto Superior de Lenguas da Universidad Nacional de Asunción (UNA), Paraguay, com base no Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart, Dolz e Schneuwly, no qual o ensino de lÃnguas estrangeiras deve basear-se em conteúdos linguÃsticos-discursivos trabalhados a partir de gêneros discursivos, considerados objetos/instrumentos de ensino que podem ser ministrados a partir do processo de transposição didática. Uma das estratégias deste processo é a Sequência Didática, que se constitui em atividades planificadas e organizadas de forma modularizada, desenhadas a partir de objetivos de aprendizagem especÃficos. O procedimento de análise deste trabalho foi fundamentado nas Capacidades de Linguagem como categorias de análise, tal como proposto pelos estudos da área, por meio de uma pesquisa-ação em que professores em pré-serviço elaboraram os materiais didáticos. Os resultados deste trabalho demonstraram que as Capacidades de Linguagem mobilizadas conformaram uma Sequência Didática de forma modularizada, a partir do gênero textual proposto.
Referência(s)