Narrativas de memória e performances musicais dos judeus cariocas da “Pequena África”
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 39 Linguagem: Português
10.22409/antropolitica2015.0i39.a393
ISSN2179-7331
Autores Tópico(s)Asian Culture and Media Studies
ResumoEm 2013, um grupo de aproximadamente vinte musicos, denominado Rancho Carnavalesco Praca Onze (Klezmer Carioca), surgiu na heteroclita cena carnavalesca do Rio de Janeiro. Idealizado por Ricardo Szpilman, membro de uma familia de musicos judeus, o grupo desenvolve um trabalho de exploracao do repertorio de musica judaica tradicional do leste europeu, conhecido como klezmer, estabelecendo dialogos criativos com a musica brasileira. O argumento destas colagens artisticas e o de que os imigrantes judeus estabelecidos no bairro da Praca Onze, no coracao do territorio conhecido como a Pequena Africa, na primeira metade do seculo XX, teriam convivido com os negros recem-libertos, participando da producao de uma cultura popular urbana. Neste texto exploro as modalidades discursivas e performativas destes musicos na construcao de pertencimentos etnicos e sociais e de subjetividades expressas na ideia do “judeu carioca”.
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