Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Parcerias público-privadas no contexto educacional: a expansão em discussão

2017; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 42; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18593/r.v42i2.13265

ISSN

2177-6059

Autores

Cristiane Rêgo dos Anjos, Rosana Evangelista da Cruz,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

No estudo objetivou-se discutir sobre a expansão das parcerias público-privadas na educação, enfocando as estabelecidas entre a Secretaria Municipal de Educação de Teresina, PI, e as Organizações da Sociedade Civil. A discussão parte da reconfiguração da gestão da educação pública no Brasil decorrente da reforma do Estado, em diálogo com autores como Ball e Youdell (2008), Adrião et al. (2009), entre outros. O percurso metodológico da pesquisa compreendeu uma abordagem qualitativa e análise documental. Os resultados mostraram que as parcerias público-privadas na educação estão em processo de expansão e fortalecimento, bem como sinalizam uma tendência de privatização exógena da educação, com a inserção das políticas de ensino privadas na educação pública municipal.

Referência(s)