O ANTICRISTO, DE LARS VON TRIER: SIMBOLOGIAS E LEITURAS
2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1982-5935
AutoresClaudiana Soerensen, Priscilla de Paula Cordeiro,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoNeste artigo trabalharemos alguns simbolos presentes na obra filmica Anticristo de Lars Von Trier. Iniciaremos o trabalho destacando a personagem interpretada pela atriz Charlotte Gainsbourg, enquanto pesquisadora, mae e esposa, transformada, pela perda de seu filho, em uma figura curiosa e “insana”. Embora seu marido, personagem de Willem Defoe, participe em toda a historia, este se apresenta como mero joguete das atitudes de sua mulher, nao sendo profundamente estudado neste trabalho. Observaremos os paradoxos apresentados no filme como o mal vs. bem, homem vs. mulher, racional vs. emocional. A analise da obra se dara pelo vies tecnico (de acordo com o Manifesto Dogma 95, fundado pelo diretor do filme); filosofico, atraves de Nietzsche; tautologico, atraves de Philippe Aries; psicanalitico, com Freud e Marcuse; e simbologico (Gnose, Mitologia Hindu, Lendas chinesas, Mitologia Nordica). Ha, no filme tres importantes divisoes: Um prologo, o epilogo e o Eden (subdividido em outras quatro partes: A dor, o luto, o desespero e os tres mendigos). Tambem iremos destacar “Os tres mendigos” compreendendo a simbologia destes que aparecem na forma de animais: um veado, uma raposa e um corvo. Outro ponto relevante a ser percebido neste texto sera a culpa, responsavel pelas atitudes da personagem protagonista da historia, possivel motivo por algumas atitudes dela no transcorrer da narrativa.
Referência(s)