
CRENÇAS DE ALUNOS DE INGLÊS SOBRE ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Português
ISSN
2236-2592
Autores Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoEste trabalho relata uma pesquisa desenvolvida com 25 alunos em um curso de linguas. Por meio de um questionario, a pesquisa investigou as crencas desses alunos em relacao a utilizacao de algumas estrategias e atividades pedagogicas extras, que nao sao contempladas no livro-texto e nao sao comumente usadas por professores. Tais estrategias foram inseridas nas atividades do livro-texto e aplicadas durante o desenvolvimento de outra pesquisa que visou a aprendizagem de algumas funcoes dos marcadores pragmaticos you know e I mean por parte desses alunos (LYRIO, 2009). Os resultados mostram que a grande maioria dos aprendizes achou as estrategias positivas e, principalmente, producentes para o desenvolvimento de suas habilidades orais. Alguns alunos, entretanto, acreditam que tais estrategias prejudicam as aulas e, consequentemente, a aprendizagem de gramatica, o que demonstra que, para alguns, ainda prevalece a crenca de que aprender uma lingua significa aprender gramatica. Como as crencas influenciam as decisoes e acoes das pessoas (PAJARES, 1996), tal fato nos faz refletir sobre a necessidade de conscientizacao dos alunos a respeito do que significa aprender uma lingua estrangeira. Palavras-Chave: Crencas. Estrategias e Atividades Pedagogicas. Ensino e Aprendizagem de Ingles como Lingua Estrangeira (ILE).
Referência(s)