Artigo Produção Nacional

CRENÇAS DE ALUNOS DE INGLÊS SOBRE ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Português

ISSN

2236-2592

Autores

Aurélia Leal Lima Lyrio,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Este trabalho relata uma pesquisa desenvolvida com 25 alunos em um curso de linguas. Por meio de um questionario, a pesquisa investigou as crencas desses alunos em relacao a utilizacao de algumas estrategias e atividades pedagogicas extras, que nao sao contempladas no livro-texto e nao sao comumente usadas por professores. Tais estrategias foram inseridas nas atividades do livro-texto e aplicadas durante o desenvolvimento de outra pesquisa que visou a aprendizagem de algumas funcoes dos marcadores pragmaticos you know e I mean por parte desses alunos (LYRIO, 2009). Os resultados mostram que a grande maioria dos aprendizes achou as estrategias positivas e, principalmente, producentes para o desenvolvimento de suas habilidades orais. Alguns alunos, entretanto, acreditam que tais estrategias prejudicam as aulas e, consequentemente, a aprendizagem de gramatica, o que demonstra que, para alguns, ainda prevalece a crenca de que aprender uma lingua significa aprender gramatica. Como as crencas influenciam as decisoes e acoes das pessoas (PAJARES, 1996), tal fato nos faz refletir sobre a necessidade de conscientizacao dos alunos a respeito do que significa aprender uma lingua estrangeira. Palavras-Chave: Crencas. Estrategias e Atividades Pedagogicas. Ensino e Aprendizagem de Ingles como Lingua Estrangeira (ILE).

Referência(s)