Entre o belo e o feio: das Unheimliche como princípio estético em Freud
2008; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1679-9887
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO presente trabalho visou estudar as consideracoes esteticas de Freud contidas no texto “O Estranho” (1919), como tais posicionamentos promovem uma verdadeira descontinuidade no pensamento estetico ocidental. Neste sentido, ao nos mostrar como toda producao artistica tem no material inconsciente seu principal motor e fonte de inspiracao, Freud a insere no rol das demais producoes do inconsciente (sonhos, chistes, neurose, etc). No entanto, no contexto de “O Estranho”, Freud passa a ver a arte nao mais como uma producao de um aparelho psiquico movido pelo principio do prazer, pois neste texto Freud antecipa a questao da pulsao de morte e o eterno retorno de materiais recalcados como funcionamento de uma subjetividade regida por um alem do principio do prazer, neste sentido, a morte, enquanto fim ultimo da existencia passa a ser a grande tonica das novas pesquisas freudianas, e o belo da arte estaria assim irremediavelmente implicado a angustia e desamparo ocasionados pelo retorno do recalcado. Neste sentido, o unheimlich, enquanto sentimento de assombro e inquietacao provocados pela pulsao demoniaca que insiste em presentificar-se, passa a ser encarado por Freud como importante principio estetico.
Referência(s)