Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação para as elites, financiamento e ensino primário no Brasil, 1930–1964

2017; Cambridge University Press; Volume: 52; Issue: 1 Linguagem: Português

10.25222/larr.42

ISSN

1542-4278

Autores

Thomas H. Kang,

Tópico(s)

Intergenerational and Educational Inequality Studies

Resumo

O Brasil tem apresentado, ao longo da história, resultados educacionais pífios em relação a seus vizinhos latino-americanos. A literatura sugere que uma possível causa do atraso educacional tenha sido o viés elitista das políticas educacionais. Este trabalho traz novas evidências de que as políticas educacionais conduzidas pelo governo federal foram elitistas no período 1930–1964. Embora o ensino primário fosse responsabilidade dos estados, grande parte das receitas tributárias estava sob o poder da União. Assim, as políticas educacionais federais eram importantes para determinar os resultados em todos os níveis de ensino. As evidências coletadas em discursos e em dados de financiamento educacional mostram que as políticas do período tenderam a dar pouca importância ao ensino primário. Em particular, há evidências de que os governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, os mais compromissados com a estratégia de industrialização por substituição de importações, privilegiaram o ensino superior, em detrimento do ensino primário para as massas.

Referência(s)