
História do ensino secundário no Brasil: o caminho para as fontes
2017; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 42; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18593/r.v42i2.12251
ISSN2177-6059
AutoresEurize Caldas Pessanha, Wanderlice da Silva Assis, Stella Sanches de Oliveira Silva,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoNeste artigo mapeiam-se fontes da história do ensino secundário no Brasil; ele é resultado da primeira etapa de um projeto de pesquisa sobre esse nível de ensino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental sobre teses e dissertações dos programas de pós-graduação e a legislação pertinente. As fontes foram categorizadas como documentais, arqueológicas, impressas, iconográficas, orais, biográficas e audiovisuais. Constatou-se que as primeiras instituições secundárias resultaram de mobilização de grupos influentes de cada cidade e da participação do poder municipal na sua manutenção. Caminhos foram indicados, mas é necessário ampliar o mapeamento, problematizar as fontes primárias e secundárias e levantar mais hipóteses sobre como se realizou a implantação e a expansão do ensino secundário no Brasil.
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