Educando para a democracia: valores democráticos partilhados por jovens porto-alegrenses

2007; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português

10.48075/revistacsp.v6i11.1506

ISSN

1981-4747

Autores

Rute Vivian Ângelo Baquero, Marcello Baquero,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O trabalho problematiza a questao da educacao para a democracia examinando os valores democraticos partilhados por jovens porto-alegrenses. Analisa, especificamente, o valor que os jovens atribuem a democracia ao longo de duas decadas (decada de 1990 e inicio do seculo XXI), buscando identificar, na perspectiva de KRAUSKOPF (2000), a que paradigma de participacao juvenil seus posicionamentos se vinculam. Para atingir o objetivo, desenvolve-se uma analise de natureza quantitativa de respostas emitidas por jovens de escolas publicas e privadas, localizadas na area metropolitana de Porto Alegre/RS. Os da­dos sao oriundos de pesquisas tipo survey, realizadas pelo Nucleo de Pesquisa sobre America Latina (NUPESAL). A anali­se quantitativa e complementada por dados coletados em entre­vistas semi-estruturadas. Resultados do estudo revelam que o conceito de democracia, para a maioria dos jovens, e um concei­to que produz sentimentos positivos, porem, pouco compreendi­do na sua dinâmica, gerando, dessa forma, um abismo entre o entendimento e a valorizacao da democracia num sentido abs-trato e acoes exigidas de um cidadao democratico.

Referência(s)
Altmetric
PlumX