Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A expansão da educação superior no Brasil: um estudo do caso Cesnors

2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 93; Issue: 233 Linguagem: Português

10.24109/2176-6681.rbep.93i233.467

ISSN

2176-6681

Autores

Jorge Luiz da Silva, Maiane Liana Hatschbach Ourique,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Discute acerca do programa de expansão universitária implementada no Governo Lula (2003-2010) na tentativa de qualificar o debate sobre um acesso sustentável à educação superior. Para isso, empreende-se uma abordagem hermenêutica e crítica sobre os processos de transformação e expansão das universidades brasileiras, centrando o foco, de modo especial, na criação do Centro de Educação Superior Norte (Cesnors), ligado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. O fortalecimento de laços entre a comunidade e a universidade é, pois, o que segue às ações de democratização do acesso, no sentido de enraizar a qualidade da educação superior nos processos político-culturais da sociedade mais ampla.

Referência(s)