
A expansão da educação superior no Brasil: um estudo do caso Cesnors
2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 93; Issue: 233 Linguagem: Português
10.24109/2176-6681.rbep.93i233.467
ISSN2176-6681
AutoresJorge Luiz da Silva, Maiane Liana Hatschbach Ourique,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoDiscute acerca do programa de expansão universitária implementada no Governo Lula (2003-2010) na tentativa de qualificar o debate sobre um acesso sustentável à educação superior. Para isso, empreende-se uma abordagem hermenêutica e crítica sobre os processos de transformação e expansão das universidades brasileiras, centrando o foco, de modo especial, na criação do Centro de Educação Superior Norte (Cesnors), ligado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. O fortalecimento de laços entre a comunidade e a universidade é, pois, o que segue às ações de democratização do acesso, no sentido de enraizar a qualidade da educação superior nos processos político-culturais da sociedade mais ampla.
Referência(s)