POLISSEMIA TEATRAL: OS MITOS DE XANGÔ NA PERSPECTIVA DA ANTROPOLOGIA DO IMAGINÁRIO

2012; Volume: 3; Issue: 5 Linguagem: Português

10.25247/paralellus.2012.v3n5.p75-92

ISSN

2178-8162

Autores

Wallace Ferreira de Souza,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

O olhar sobre o universo religioso pode ter ângulos totalmente divergentes: o economico, o psicologico, o historico dentre outros. Todos contribuem para a compreensao de um fenomeno tao complexo. Para tanto, as reflexoes ora construidas iram debruar-se sobre o fenomeno religioso afro-brasileiro e particularmente os mitos do orixa Xango na perspectiva da Antropologia do Imaginario proposta por Gilbert Durand. Percebesse na dinâmica arquetipica e simbolica construida nas narrativas miticas sobre a figura masculina de Xango em constante relacao com tres modelos do feminino, representado por suas tres mulheres -, Oya/Iansa, Oxum e Oba, que ao contrario das divindades greco-romanas que assumem uma persona mais rigida e menos plastica, os orixas mostram-se nas narrativas, modelados por uma “polissemia teatral” atualizada nos ritos que compoe as experiencias religiosas afro-brasileiras.

Referência(s)