
As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes
2017; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 22; Issue: 70 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782017227032
ISSN1809-449X
AutoresEliane Ferreira de Sá, Ana Luiza de Quadros, Eduardo Fleury Mortimer, Penha Souza Silva, Sérgio Luiz Talim,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoRESUMO Este trabalho teve como objetivo identificar, em uma amostragem de professores do Ensino Superior de diversas áreas do conhecimento, as estratégias pedagógicas mais citadas, a forma como planejam suas aulas e como atraem os estudantes para a participação nas atividades propostas em sala. Para isso, concebemos um instrumento de coleta de dados e analisamos as respostas dadas a um conjunto de questões que tratavam do planejamento e das estratégias didáticas utilizadas. As respostas foram tabuladas e analisadas por meio do software de análise estatística Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Constatou-se que as variações de aulas expositivas são predominantes em todas as áreas; que o planejamento das aulas, para muitos professores, é uma atividade que mais se assemelha à organização do conteúdo do que aos objetivos de ensino; e que o engajamento dos estudantes está diretamente relacionado com as estratégias utilizadas pelos professores.
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