AS "ESTRAMBÓTICAS" AVENTURAS DE CORNÉLIO PIRES E A CULTURA CAIPIRA NO CENÁRIO HEGEMÔNICO DA CULTURA BRASILEIRA

2012; Issue: 67 Linguagem: Português

ISSN

2236-6717

Autores

Arlete Fonseca de Andrade,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

A presente pesquisa refere-se a producao artistica e cultural de Cornelio Pires (1884-1958) e ao contexto historico do pais a partir dos efeitos da colonizacao no campo socioeconomico e cultural, da presenca de diferentes etnias e suas inter-relacoes que contribuiram para a formacao da cultura regional paulista, a caipira. Essa contextualizacao e relevante em funcao dos estigmas atribuidos ao caipira em vista da pobreza de Sao Paulo e seus habitantes ate fins do seculo XIX, comparado a outras localidades nacionais e o reverso dessas concepcoes distorcidas com a retomada da cultura popular por parte de intelectuais e artistas por meio de movimentos como o Regionalismo e o Modernismo, na busca de uma possivel identidade nacional. As justificativas dessas questoes referem-se a tensao historica que existe entre cultura popular e cultura erudita e na mediacao dessas duas concepcoes, a contribuicao do riso, do humor como forma de suavizar a comunicacao e insercao do popular no espaco hegemonico da sociedade. Assim fez Cornelio Pires, com seu estilo voltado para a tematica rural acrescido do humor em sua producao, adentrando espacos hegemonicos e possibilitando a comunicacao entre os antagonismos presentes em nossa sociedade como: rural e urbano, tradicao e modernidade, popular e erudito

Referência(s)