Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Filosofia da Educação nos cursos de Pedagogia do Brasil: da obrigatoriedade à dispensa progressiva

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/rfe.v9i2.8649598

ISSN

1984-9605

Autores

Eldon Henrique Mühl, Elisa Mainardi,

Tópico(s)

Educational Research and Pedagogy

Resumo

A filosofia nunca teve um papel relevante nos cursos de Pedagogia, mas sempre foi incluída no rol das disciplinas consideradas indispensáveis para a formação dos professores e, de modo especial, dos pedagogos. Na atualidade percebe-se, porém, sua dispensa progressiva com a justificativa da sua pouca utilidade na formação dos pedagogos. O presente texto analisa as razões desta dispensa, destacando a responsabilidade da filosofia e a visão reducionista da formação proposta no Curso de Pedagogia pela situação criada. Por fim, apresenta algumas consequências desta dispensa e destaca a necessidade da reaproximação entre a filosofia e pedagogia para a promoção de uma formação pedagógica integral.

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