
A Filosofia da Educação nos cursos de Pedagogia do Brasil: da obrigatoriedade à dispensa progressiva
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/rfe.v9i2.8649598
ISSN1984-9605
AutoresEldon Henrique Mühl, Elisa Mainardi,
Tópico(s)Educational Research and Pedagogy
ResumoA filosofia nunca teve um papel relevante nos cursos de Pedagogia, mas sempre foi incluída no rol das disciplinas consideradas indispensáveis para a formação dos professores e, de modo especial, dos pedagogos. Na atualidade percebe-se, porém, sua dispensa progressiva com a justificativa da sua pouca utilidade na formação dos pedagogos. O presente texto analisa as razões desta dispensa, destacando a responsabilidade da filosofia e a visão reducionista da formação proposta no Curso de Pedagogia pela situação criada. Por fim, apresenta algumas consequências desta dispensa e destaca a necessidade da reaproximação entre a filosofia e pedagogia para a promoção de uma formação pedagógica integral.
Referência(s)