Artigo Acesso aberto

Música nas escolas: uma investigação sobre a implementação nos municípios do Rio Grande do Sul

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/mh.v16i1.43158

ISSN

2317-6776

Autores

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Daniele Isabel Ertel, Jusamara Souza,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Esta pesquisa investigou a música nas escolas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Teve como desenho metodológico a abordagem quantitativa, o método survey interseccional de grande porte e a aplicação de questionários autoadministrados como técnica de coleta dos dados. A análise de conteúdo constituiu a técnica para a análise dos dados, a partir de conceitos da educação musical balizados pela legislação educacional e pela Abordagem do Ciclo de Políticas. Como resultados constatou-se que, apesar da legislação vigente e da existência de algumas atividades musicais nas escolas, ainda persiste a luta para a efetiva implementação da educação musical no estado. Palavras-chave: Música nas Escolas; Políticas Públicas em Educação Musical; Lei Federal nº 11.769/2008.

Referência(s)
Altmetric
PlumX