Música nas escolas: uma investigação sobre a implementação nos municípios do Rio Grande do Sul
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/mh.v16i1.43158
ISSN2317-6776
AutoresCristina Rolim Wolffenbüttel, Daniele Isabel Ertel, Jusamara Souza,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEsta pesquisa investigou a música nas escolas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Teve como desenho metodológico a abordagem quantitativa, o método survey interseccional de grande porte e a aplicação de questionários autoadministrados como técnica de coleta dos dados. A análise de conteúdo constituiu a técnica para a análise dos dados, a partir de conceitos da educação musical balizados pela legislação educacional e pela Abordagem do Ciclo de Políticas. Como resultados constatou-se que, apesar da legislação vigente e da existência de algumas atividades musicais nas escolas, ainda persiste a luta para a efetiva implementação da educação musical no estado. Palavras-chave: Música nas Escolas; Políticas Públicas em Educação Musical; Lei Federal nº 11.769/2008.
Referência(s)