Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Políticas afirmativas para a inclusão do surdo no ensino superior: algumas reflexões sobre o acesso, a permanência e a cultura universitária

2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 92; Issue: 232 Linguagem: Português

10.24109/2176-6681.rbep.92i232.666

ISSN

2176-6681

Autores

Marilda Moraes García Bruno,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Discute as políticas e as ações afirmativas para a inclusão de pessoas surdas no ensino superior no Estado de Mato Grosso do Sul. Problematiza, no contexto da educação inclusiva, as condições de acesso e de permanência do acadêmico surdo nos níveis mais elevados de ensino. Fundamenta-se na análise de documentos normativos, em pesquisas realizadas no período de 2006 a 2010 e nas reflexões socioanalíticas sobre o registro de experiências para a implementação das propostas do Projeto Incluir na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Os resultados revelam melhorias nas condições de acesso e de permanência dos acadêmicos surdos no ensino superior e a transformação da cultura universitária mediante as ações afirmativas adotadas em todas as unidades de ensino da instituição.

Referência(s)