Artigo Acesso aberto

Lidando com o inesperado: dificuldades e conflitos na docência inicial (p. 109-129)

2017; CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO; Linguagem: Espanhol

10.19091/reced.v1i37.584

ISSN

2317-6091

Autores

Plínio Barbosa Bronzeri, Maria Candida Varone de Morais Cape,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo acerca da construção de um espaço refle-xivo com a utilização de sociodramas. Para tanto, fundamentou-se na teoria socio-nômica de Jacob Levy Moreno (1984) e também se aproximou do debate em tornodo profissional reflexivo protagonizado por Schön (2000), que traz conceitos maiscomumente vistos na formação docente. A pesquisa possibilitou uma conexão en-tre conceitos morenianos e de Schön na realização de atividades sociodramáticascom um grupo de licenciandos. Por fim, foi identificada uma pertinente interlocu-ção entre a teoria da espontaneidade e as zonas indeterminadas, em que as açõesdramáticas se revelaram um aporte significativo para a formação crítico-reflexiva.Palavras-chave: Formação de professores. Sociodrama. Professor reflexivo.Criatividade.Dealing with the unexpected: difficulties in the initial teachingAbstractThis article presents a study on the construction of a reflexive space using socio-drama. To do so it relied on Socionomic Theory and Jacob Levy Moreno (1984)ideias and approaches the debate on the reflexive professional carried out by D.Schön (2000), which brings concepts most commonly seen in teacher education.The research allowed a connection between Morenian concepts and Schön’s inconducting sociodramatic activities with a group of licensees. Lastly, a meanin-gful dialogue between the theory of spontaneity and the indeterminate zoneswas identified and the dramatizations have proven a significant contribution to acritical-reflexive education.Keywords: Teacher training. Sociodrama. Reflective teacher. Creativity.Tratar con lo inesperado: dificultades y conflictos en la enseñanza inicialResumenEn este artículo se presenta un estudio sobre la construcción de un espacio de re-flexión con el uso de sociodramas. Por lo tanto, basado en la teoría y Socionómi-ca Jacob Levy Moreno (1984) y también se acercó al debate sobre el profesionalreflexivo protagonizada por D. Schön (2000), que aporta más comúnmente vistoconceptos en la formación docente. La investigación permitió una conexión en-tre conceptos y Morenian Schön en la realización de actividades socio-dramáticocon un grupo de estudiantes universitarios. Por último, un diálogo apropiadoentre la teoría de las zonas de espontaneidad y indeterminados han sido identi-ficados, y la acción dramática demostrado ser una contribución significativa a laformación crítico-reflexivo.Palabras clave: Formación del professorado. Sociodrama. Profesor reflexivo. Lacreatividad.

Referência(s)