Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As revistas de celebridade na cultura tabloide: fama e convocação

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 31 Linguagem: Português

10.22409/c-legenda.v0i31.26308

ISSN

1519-0617

Autores

Márcio Serelle, Fernanda Medeiros,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo busca investigar as funções das revistas de celebridade na cultura tabloide, com incursão no contexto brasileiro. Para isso, realiza três movimentos, a saber: estabelece a formação discursiva desses textos, na passagem do colunismo classista para o de cobertura do “estamento do espetáculo” (PAIVA e SODRÉ, 2014); examina essas revistas à luz da noção de tabloidização; analisa aspectos do dispositivo de enunciação de Caras e Quem e a forma como essas revistas constroem e medeiam o universo da fama, entre o público e o privado. Entre as conclusões, destaca-se a maneira como as publicações ritualizam o midiático como centro de poder a partir de duas faces complementares, que distanciam e aproximam, ao mesmo tempo, o mundo dos célebres do universo dos leitores.

Referência(s)