
Sentidos de legitimação do ensino bilíngue Português-Inglês: efeitos do discurso institucional
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ; Issue: 13 Linguagem: Português
10.17648/eidea-13-1356
ISSN2237-6984
Autores Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
Resumo<p class="TtuloSeo"><span>Nossa pesquisa de doutorado propôs um estudo discursivo de sentidos de bilinguismo, educação bilíngue e currículo em escolas bilíngues português-inglês. Teoricamente orientada pela análise de discurso pecheutiana, a pesquisa configurou-se a partir da construção de <em>corpora</em> compostos de discursividades heterogêneas produzidas em torno do real da expansão dessas escolas, frequentemente justificada por uma demanda crescente pela aquisição da língua inglesa cada vez mais cedo.</span><span>Apresentamos, neste artigo, um recorte de nosso <em>corpus</em>, a saber, o discurso institucional – constituído de dizeres que configuram o processo de construção imaginária da identidade institucional da escola – a partir de suas incidências no discurso profissional – constituído de dizeres de professores e coordenadores de escolas bilíngues português-inglês em São Paulo. Nessas condições de produção, concluímos que dois elementos constituem a base para a compreensão desse processo discursivo: 1) a representação da instituição sem falhas; 2) suas relações com discursividades da mídia e do mercado.</span></p>
Referência(s)