
Análise do perfil do visitante (ou não) estudante no Circuito Cultural Praça da Liberdade: um projeto piloto
2016; Taylor & Francis; Volume: 32; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1465-3397
AutoresAna Flávia Machado, Bárbara Freitas Paglioto, Maria Helena Lisboa da Cunha,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo se propoe a analisar o efeito de acoes educativas de criancas e adolescentes sobre a formacao de habitos culturais. Para tal, foi feita uma pesquisa de campo junto a escolas da rede publica de ensino de Belo Horizonte. A selecao da amostra de escolas teve por criterio o fato de integrarem a lista de escolas participantes de programa de visitas ao Circuito Cultural Praca da Liberdade. A comparacao entre dois grupos de alunos buscou captar o efeito deste programa, considerando perfil demografico do aluno, preferencias por disciplinas e lugares dentro da escola, condicoes socioeconomicas da familia, habitos culturais, alocacao de tempo livre e avaliacao de Belo Horizonte. Os resultados evidenciam que as acoes educativas desenvolvidas nesse ambiente cultural ainda nao contribuiram para despertar o interesse dos alunos desta amostra como publico dos espacos culturais.
Referência(s)