Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A relação entre a felicidade e o desejo por hospitalidade mediada pela autoimagem do turista e a imagem do seu destino

2017; Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.7784/rbtur.v11i3.1324

ISSN

1982-6125

Autores

Leonardo Aureliano-Silva, Paulo Sérgio Gonçalves de Oliveira, Carlos Alberto Alves,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de ampliar a teoria sobre comportamento do consumidor no turismo e a importância do aprimoramento de práticas comerciais. O principal objetivo deste estudo é analisar a relação entre a busca da felicidade na experiência turística e o desejo por hospitalidade local, mediada pela congruência entre a autoimagem do turista e a imagem do destino. Por meio de uma survey obteve-se 221 questionários respondidos. Para análise dos dados, utilizou-se abordagem quantitativa com o uso da técnica de regressão linear múltipla, e os resultados indicaram relação significativa e positiva entre a busca da felicidade na experiência turística e o desejo por hospitalidade local, mediada pela congruência da autoimagem do turista (como ele se vê) e imagem do destino turístico. A originalidade deste estudo está em identificar a autoimagem do turista e destino turístico como fatores mediadores da percepção de hospitalidade local.

Referência(s)